Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 18 de maio de 2010

RN: Sindicância vai apurar morte de paciente

SMS vai abrir processo administrativo para averiguar se houve negligência médica ou falha no atendimento à idosa

A Secretaria Municipal de Saúde vai abrir sindicância para apurar responsabilidades sobre o atendimento de uma paciente de 65 anos, que chegou com parada cardíaca, na manhã do sábado, dia 15, e teria morrido ao dar entrada no Hospital dos Pescadores, justamente no momento em não existia médico plantonista naquela unidade de saúde das Rocas.
O secretário Thiago Trindade informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que a SMS vai abrir processo administrativo para averiguar se houve negligência médica ou falha no atendimento à idosa. “Se houve, é crime, aí as providências serão tomadas”, disse a jornalista Ana Karina Castro.
A assessoria de imprensa da SMS confirmou que ainda esta semana deve sair a nomeação dos membros da comissão de sindicância. Além disso, informou ainda, que, no começo da tarde do sábado, o secretário esteve no Hospital dos Pescadores logo depois de tomar conhecimento dos fatos.
Já o diretor técnico do Hospital dos Pescadores, médico José Moreira, disse ontem à tarde, à TN, que vai enviar um relatório À SMS sobre o que ocorreu na manhã do dia 15. “Não vou fazer uma defesa, mas dizer o que realmente ocorreu”.
Segundo ele, o Samu chegou para prestar atendimento à paciente, mas o que ouviu, preliminarmente, é que ela “já chegou em óbito” no hospital, pois já fazia algum tempo que sofrera a parada cardíaca.
José Moreira confirmou que o médico plantonista não esperou pela passagem do plantão, que foi do horário das 19 horas da sexta-feira, dia 14, até às 7 horas do sábado. Além disso, ele disse que a médica escalada para cobrir o plantonista que saía, também chegou atrasada.
Para elaborar o relatório, Moreira disse que faria uma consulta ao livro interno de ocorrência e ouviria a equipe de enfermagem que estava de serviço na hora em que a paciente chegou ao Hospital dos Pescadores, além do livro de ponto.
Ele também explicou, que independentemente do ocorrido, já vinha conversando com os profissionais médicos do Hospital dos Pescadores sobre a necessidade cumprir a passagem do plantão: “Vou fazer outra reunião nesta quarta-feira”. Mas, segundo Moreira, o problema de escassez de plantonistas persiste naquela unidade, que já perdeu quatro médicos e está na iminência de perder outro, “devido à sobrecarga de trabalho”.
Embora a recomendação da Associação Médica Brasileira seja de um paciente atendido a cada 15 minutos, Moreira explicou que ainda não tinhaa tido tempo de elaborar o citado relatório, porque desde a manhã e até o fim da tarde de ontem, já havia atendido mais de 140 pessoas no Hospital dos Pescadores: “Nossa função é relatar a verdade”, resumiu ele.

Fonte: Tribuna do Norte