Médica responsável foi denunciada pelo Ministério Público por homicídio culposo
O Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, foi condenado a pagar R$ 150 mil por danos morais a família da dentista Deise Marques Nunes, de 30 anos.
Em 2005, ela foi até o hospital para retirar um abcesso da axila. Após o procedimento, a dentista recebeu alta sem ser medicada. Uma semana depois, ela passou mal e voltou ao hospital, onde recebeu um medicamento. Horas depois, entrou em coma e morreu.
Segundo a Justiça, o hospital diagnosticou a paciente de forma errada. A médica responsável já foi denunciada pelo Ministério Público por homicídio culposo. Cabe recurso da decisão.
Fonte: Zero Hora
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.