Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Após morte de duas mulheres, clínica é interditada em SC

Duas pacientes tiveram parada cardiorrespiratória após endoscopia.
Técnicos fizeram vistoria e recolheram material para análise.


Uma clínica particular foi interditada nesta segunda-feira (17), em Joaçaba (SC). Duas mulheres morreram depois de passar por endoscopia no local. Elas passaram mal e tiveram parada cardiorrespiratória.

Fiscais da Vigilância Sanitária foram até a clínica, vistoriaram a sala de consulta e de exames e recolheram material para análise. Se forem comprovadas irregularidades, o responsável pelos exames, de 31 anos, pode responder por homicídio culposo (sem intenção de matar). Ele chegou a ser preso e pagou fiança. O advogado do médico considera a interdição uma "atitude prematura".

O Conselho Reginal de Medicina de Santa Catarina também deve apurar o caso.

Quatro pacientes que passaram pela clínica permanecem internados em hospitais de Joaçaba e Videira.

Fonte: Globo.com