Direito Projecto de investigação pretende contribuir para atenuar agressividade no “ambiente litigioso entre médicos, advogados e doentes lesados
A Universidade de Coimbra anunciou ontem que um grupo de investigadores prevê apresentar em Outubro um sistema legal menos agressivo, mais eficaz e mais favorável à redução do erro médico.
Guilherme de Oliveira, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), coordenador do estudo, explicou que o «ambiente litigioso entre médicos, advogados e doentes lesados é muito agressivo», tornando-se, por isso, «imperioso delinear um sistema mais equilibrado e mais tranquilo entre as partes».
Fonte: Diário de Coimbra
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.