Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mulher morre durante cirurgia de redução do estômago no ES

Médico disse que nenhum dos exames pré-operatórios apontou problema.
Polícia informou que vai investigar se houve erro no procedimento médico.


A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte da jovem Ramiely Jordão, 27 anos, durante uma operação de redução de estômago realizada, na terça-feira (4), em um hospital particular no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Centro Sul do Espírito Santo. Nesta quinta-feira (6), a polícia informou que vai investigar se o procedimento médico foi adequado.

O G1 tentou, durante toda a manhã desta quinta-feira, o contato com o médico André Picoli Matar, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem da TV Gazeta falou com o cirurgião, que não gravou entrevista, mas disse que Ramiely “se preparou por seis meses para realizar a cirurgia bariátrica e nenhum dos exames pré-operatórios apontou problema na saúde da paciente”.

A família de Ramiely registrou um boletim de ocorrência. O titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cachoeiro de Itapemirim, delegado Guilherme Eugênio, afirmou que vai verificar se o procedimento realizado durante a operação foi correto. ''A causa da morte foi uma lesão em uma das artérias da vítima. Porém, precisamos esclarecer se essa lesão foi provocada por uma falha da equipe médica ou se trata de uma fatalidade que poderia ocorrer em qualquer intervenção dessa natureza'', explicou Eugênio.

O delegado disse que vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina uma avaliação do procedimento médico realizado durante a cirurgia bariátrica para ajudar nas investigações.

O corpo da jovem foi sepultado na manhã de quarta-feira (5), na localidade de Itaoca, em Itapemirim, na região Central Sul.

Fonte: Globo.com