O hospital confirmou nesta semana o erro
Um aposentado de 83 anos que está internado em um hospital particular de Alfenas (Minas Gerais) recebeu alimento pelo cateter na veia em vez de medicação. O erro fez com que o paciente, identificado como José Luiz Pereira, fosse transferido às pressas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) onde segue internado.
O hospital confirmou nesta semana o erro, que ocorreu na sexta-feira, e o atribuiu a uma técnica em enfermagem. O caso está sendo apurado em sindicância interna e por meio de um inquérito na Polícia Civil.
O paciente estava internado em um quarto do hospital particular havia duas semanas para tratar uma pneumonia e, segundo parentes, estava se recuperando bem.
Erro. Em entrevista a uma emissora de TV, o diretor clínico do hospital, Paulo Celso Bastos Bernardes, confirmou o erro que agravou o estado de saúde do idoso.
``O hospital admite que houve uma falha humana e nós abrimos uma sindicância para apurar o que de fato aconteceu``, afirmou Bernardes.
A família do aposentada mora na cidade de Machado (MG) e procurou a polícia assim que soube do erro. Os envolvidos no incidente estão sendo ouvidos e um inquérito a respeito já foi aberto.
Fonte: RENE MOREIRA, ESPECIAL PARA O ESTADO / FRANCA - O Estado de S.Paulo
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.