Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 26 de março de 2013

Médica é esperada na Câmara de Ferraz para depoimento nesta terça

Ela será ouvida pela comissão que investiga a fraude dos dedos de silicone.
Depoimento está marcado para às 9h


A médica Thauane Nunes Ferreira deve prestar depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Ferraz de Vasconcelos a partir das 9h desta terça-feira (26). Ela foi detida em flagrante registrando a presença de colegas no Samu do município usando dedos de silicone. Sete médicos, entre eles o coordenador Jorge Cury, já foram afastados.

De acordo com o presidente da CEI, o vereador Roberto Antunes de Souza (PMDB), Thauane foi notificada sobre o depoimento na Câmara, na sexta-feira (22). "Um funcionário levou a intimimação no prédio onde ela mora. A médica não foi localizada. Neste caso, o documento foi deixado com um porteiro", explica o vereador.

Ainda de acordo com ele, o interrogatório de Thauane é imprescindível para que outros fatores sejam esclarecidos. "Ela deve nos contar como o esquema foi montado. Além disso, nós já temos provas periciais sobre os dedos de silicone. Uma coisa é certa: quem armou esse esquema e confeccionou os dedos de silicone não estava brincando não", detalha o vereador.

Presença
Por telefone, o advogado de Thauane, Celestino Gomes Antunes, garantiu que sua cliente comparecerá à Câmara de Ferraz para prestar depoimento nesta terça. "Nós não temos nada a esconder. Por isso vamos comparecer sim. Ela (Thauane) vai responder todas as perguntas que forem feitas", declarou o advogado.

Afastados
Na quarta-feira (20), o prefeito de Ferraz de Vasconcelos determinou o afastamento de mais dois médicos do Samu: Caio José Losito Mantovani e Ronnie Muniz de Oliveira. A identidade deles foi divulgada na terça-feira (19) após perícia feita no cartão de ponto e nos dedos de silicone, localizados com a médica Thauane Nunes Ferreira no dia 10 de março.

Além dos médicos afastados a prefeitura já tinha impedido que outros cinco socorristas trabalhassem: a médica Thauane Ferreira dos Santos, que foi flagrada com usando os dedos de silicone para marcar a presença dos colegas, o coordenador do Samu, Jorge Cury e os médicos Rodrigo Gil de Castro Jorge, Felipe de Moraes e Aline Cury.

Outro lado
A reportagem do G1 tentou entrar em contato com os médicos Rodrigo Gil de Castro Jorge, Felipe de Moraes, Aline Cury e Thauane Nunes Ferreira, mas não conseguiu. Caio José Losito Mantovani e Ronnie Munis de Oliveira também não foram localizados.

Jorge Cury se manifestou apenas em 10 de março, quando o caso foi descoberto, e afirmou: "Sou funcionário da prefeitura há 25 anos. Eu nunca soube disso. Passo no Samu todo domingo e nunca faltava funcionário. Hoje que não fui aconteceu isso.”

Em nota à produção do Fantástico, enviada no domingo (17), o advogado de Felipe de Moraes disse que o médico "não participou de nenhum esquema de fraude e que nunca recebeu dinheiro sem que tivesse trabalhado nos plantões."

Entenda o caso
Em 10 de março, a Guarda Municipal gravou imagens do momento em que a médica Thauane fraudava o sistema. Com a médica, foram apreendidos seis dedos de silicone e comprovantes impressos pelo equipamento que controla o horário dos funcionários. Ela chegou a ser detida por falsificação de documento público, mas foi solta porque a Justiça concedeu um habeas corpus. Em depoimento ao Ministério Público, Thauane contou como era o esquema e apontou que ele seria chefiado pelo então coordenador do Samu, Jorge Cury.

O secretário municipal de Segurança, Carlos César Alves, disse que os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tinham que repassar o valor ganho pelos plantões não trabalhados ao coordenador da unidade, Jorge Cury. A vantagem dos profissionais seria a flexibilização da agenda para poder trabalhar em outros locais. “Cada médico que participava do esquema pagava R$ 1,2 mil por turno de 24 horas aos fins de semana para o Jorge Cury”. Alves ainda afirmou que o pagamento era feito por transferência bancária.

Fonte: Globo.com