Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A perda de uma chance e a responsabilidade civil dos profissionais liberais

Por Lisiane Lazzari Pietroski

O tema da perda de uma chance e a responsabilidade civil dos profissionais liberais é atual e de grande importância no mundo do Direito. No entanto, é quase inexplorado pela literatura brasileira, pois poucas são as obras que tratam especificamente de suas particularidades.

Visando contribuir para o suprimento dessa carência da doutrina nacional, o livro que escrevi analisa a teoria da perda de uma chance, surgimento, evolução, definição, natureza jurídica, bem como as espécies de perda de chance existentes e os critérios para qualificação dos danos dela decorrentes.

A obra também apontar e analisar os critérios a serem utilizados para conceder a reparação pela perda de uma chance, com exemplos de perdas de chances passíveis de indenização em decorrência dos danos causados aos clientes pela atuação indevida de médicos, advogados e outros profissionais liberais.

A obra destina-se tanto aos profissionais do Direito advogados, magistrados, membros do Ministério Público e outros quanto aos estudantes, permitindo a utilização rápida e uma visão ampla das questões enfrentadas, constituindo-se e valioso instrumento de pesquisa para os estudiosos do Direito

Fonte: Espaço Vital