Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 5 de maio de 2015

CFM avançará debate sobre a acreditação de cursos de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) preparam um projeto piloto de acreditação de cursos de medicina, que deve ser lançado ainda este ano. Detalhes desta proposta, que se encontra em desenvolvimento, serão apresentados durante o VI Fórum de Ensino Médico, que acontecerá entre os dias 27 e 28 de agosto, em Brasília (DF). O evento, cujo período de inscrições será aberto nos próximos dias, será importante para coletar contribuições para o aperfeiçoamento da iniciativa.

A previsão é de que o sistema sob coordenação do CFM e da Abem esteja implantado – integralmente – dentro de três anos. “Os números atuais apontam 249 escolas e mais outras a serem autorizadas sem a observação de parâmetros essenciais para o seu funcionamento. Não tenho dúvidas de que algo consistente precisa ser feito para a sociedade não ficar à mercê de políticas de interesse menor e de influências empresariais. Esse será um processo de adesão e estou convicto de que o CFM possui crédito social e a Abem possui capilaridade para exercerem e qualificarem esse trabalho. A independência e a credibilidade são os pilares dessa iniciativa”, frisou o presidente do CFM, Carlos Vital.

Durante o VI Forum de Ensino Médico, são esperadas a participação de representantes de escolas, professores, estudantes, residentes e de outros segmentos interessados no assunto. A programação pretende abordar questões relevantes e relacionadas às etapas de graduação e residência médica, tais como; a adequação das escolas médicas às diretrizes curriculares Impostas pela Lei nº 12.871/13; e a aplicação da Resolução CFM nº 2.056/13 na Prática e no Ensino Médico; entre outros.

O número de participantes será limitado e as inscrições serão abertas nos próximos dias, quando também serão divulgados detalhes da programação. “Esperamos uma participação qualificada neste importante debate, onde alguns dos maiores especialistas em educação e ensino médico estarão, juntos, em busca da qualificação da graduação e da pós-graduação em Medicina no País”, ressaltou o presidente do CFM.

(Informações do CFM)

Fonte: SaúdeJur