Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Governo do Chile rejeita pedido de eutanásia de garota de 14 anos

Com fibrose cística, Valentina Madureira gravou vídeo para presidente.
Governo diz que irá oferecer apoio psicológico à menina e sua família.


O pedido público de eutanásia postado no YouTube pela adolescente Valentina Maureira, de 14 anos, que sofre de uma doença pulmonar, foi rejeitado nesta quinta-feira (26) pelo governo chileno.

Pelo smartphone, Valentina gravou, do hospital onde está internada, um pedido público para que a presidente do Chile, Michelle Bachelet, autorizasse sua eutanásia. Assista ao vídeo.

"Peço para falar urgente com a presidente, porque estou cansada de viver com essa doença", declarou no vídeo, compartilhado milhares de vezes nas redes sociais.

"Ela pode me autorizar a tomar uma injeção para dormir para sempre", acrescenta a menina no vídeo, gravado sem a autorização dos pais.

O pedido foi rejeitado hoje pelo governo chileno.

"A lei em vigor no Chile não permite que o governo atenda a um pedido dessa natureza", explicou o porta-voz oficial, Alvaro Elizalde, acrescentando que o governo dará ajuda psicológica à menina e à sua família.

A menor, que sofre de fibrose cística, está internada no Hospital Clínico da Universidade Católica, em condição "estável".

O sistema público chileno garante a cobertura do tratamento de sua doença de caráter hereditário e que já causou a morte de um de seus irmãos, aos seis anos.

"Tenho de respeitar a decisão dela. Está cansada, tem 14 anos e sabe melhor do que ninguém da doença. É muito forte. Não quero estar nesse momento, mas tenho de respeitar a decisão da minha filha. Ela quer descansar", desabafou o pai da adolescente, Fredy Maureira.

A legislação chilena não permite a prática da eutanásia, nem do aborto, qualquer que seja sua forma.

Fonte: G1/Mundo