Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cumprido mandado de prisão contra Marcelo Caron

O ex-médico Denísio Marcelo Caron está preso no presídio de Alcaçus (RN), em cumprimento de mandado de prisão definitiva expedido pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 13ª Vara Criminal de Goiânia. Caron foi condenado a oito anos de prisão, em regime semiaberto, pela morte da advogada Janet Virgínia Novais Falleiro de Figueiredo. Ele aguardava em liberdade o julgamento de Agravo em Recurso Especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


O ministro Walter de Almeida Guilherme, desembargador convocado do Tribunal de Justiça de São Paulo pelo STJ, negou provimento ao recurso e manteve a sentença proferida pelo 1º Tribunal do Júri de Goiânia. Caron foi condenado pelo 1º Tribunal do Júri de Goiânia, em sessão realizada no dia 14 de abril de 2009 (foto), sob a presidência do juiz Jesseir de Alcântara. Janet morreu em 5 de janeiro de 2001, devido a complicações após se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração com o ex-médico. Ele também foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil aos familiares da vítima.
Tramita na 2ª Vara Criminal de Goiânia outro processo contra Caron, pela morte da oficial de Justiça Flávia de Oliveira Rosa, de 23 anos. A sessão do 2º Tribunal do Júri de Goiânia em relação a este caso estava marcada para o dia 2 de março. O ex-médico é acusado também de outras mortes no Distrito Federal e de provocar lesões corporais em outras 29 pacientes em Goiás e DF. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: Aline Caetano (arquivo) - Centro de Comunicação Social)

As mortes
22 de maio de 2000
A primeira vítima. Vera Lúcia Teodoro, de 39 anos, morre, em Goiânia, 24 horas depois de ter feito uma cirurgia de lipoaspiração e plástica nos seios, procedimento feito por Marcelo Caron.

5 de Janeiro de 2001
Morre a advogada Janet Virgínia Figueiredo, de 43 anos. Nove dias antes, ela havia se submetido a uma lipoescultura com Caron.

6 de março de 2001
Morre a oficial de Justiça Flávia de Oliveira Rosa, de 23 anos, que também havia feito lipoaspiração com o médico. Na oportunidade, Caron fez um acordo com o Ministério Público de Goiás, comprometendo-se a se afastar das atividades.

29 de janeiro de 2002
Adcélia Martins de Souza, de 39 anos, morre durante cirurgia de lipoaspiração e de implante de silicone no Hospital Anchieta, em Taguatinga. Caron fez a operação.

15 de fevereiro de 2002
A universitária Grasiela Oliveira morre após ser internada na UTI do Hospital Santa Helena (DF). Ela estava em coma desde 21 de janeiro, por falência múltipla de órgãos.

Fonte: TJGO