Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

CRM investiga se enfermeiros estão assumindo função de médico no PI

Conselho Regional de Medicina do Piauí já comunicou caso ao MP.
Enfermeiros de Itaueira estariam prescrevendo receituários irregularmente.


Enfermeiros estão assumindo funções de médicos na cidade de Itaueira, no Centro-Sul do Piauí. A denúncia partiu do Conselho Regional de Medicina (CRM), que está investigando o caso. Segundo o órgão, esses profissionais estariam prescrevendo receituários a pacientes irregularmente.

O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, teve acesso aos receituários que, de acordo com ele, deixam margem para suspeitar de ação ilegal e irregular. Os pacientes que receberam as receitas são assistidos por programas do Ministério da Saúde como o de controle à hipertensão.

"Esses receituários foram encaminhados ao CRM-PI. Não fica claro o porquê do enfermeiro fazer a prescrição e até a especialidade do profisional. É bom deixar claro que este enfermeiro pode prescrever, mas só em algumas situações atreladas a uma consulta médica", explicou o presidente.

Para o CRM-PI, um profissional sem a devida instrução para assinar uma receita pode causar risco ao paciente, no caso de indicar um anti-hipertensivo ou corticoide para uma criança sem a dosagem correta.

Na tentativa de resolver a situação, o Conselho levou a denúncia ao Ministério Público e pediu esclarecimentos ao Hospital Regional Daniel Carlos Andrade.

"O desvio de função médica deve ser comunicado ao CRM. Na dúvida, o paciente deve sempre procurar o médico", declarou.

A reportagem procurou o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e este informou que soube da denúncia por meio da imprensa e já solicitou ao CRM-PI acesso ao processo. De acordo com o secretário geral do Coren-PI, Erick Riccely, a lei é clara que a prescrição de remédios também pode ser feita pelo enfermeiro, até mesmo dentro de programas do Ministério da Saúde.

"Vamos verificar a situação e ver se as drogas prescritas pelos enfermeiros estão sendo feitas de forma irregular e saber se alguns desses profissionais estão assinando os receituários sem especificar a sua especialidade", falou.

Fonte: Globo.com/G1-Piauí