Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Paciente recebe alta de hospital mesmo sem realizar cirurgia, em RO

Pertences foram deixados no chão, em frente ao Hospital de Base.
Direção informou que não tinha conhecimento do caso.


Após ficar mais de um ano internado no Hospital de Base, em Porto Velho, esperando por uma cirurgia na bexiga, Mário Bispo, de 49 anos, recebeu alta da unidade de saúde no sábado (26), mesmo sem ter sido operado. O paciente, que é deficiente físico e aguarda por cirurgia há 7 anos, disse que foi colocado do lado de fora do hospital junto com os pertences dele. A direção do hospital informou que não tinha conhecimento do caso.

Bispo reside em São Francisco do Guaporé (RO) e veio para a capital para tratamento médico. Ele tem problemas na bexiga e depende de sonda para urinar. O problema ficou mais crítico depois que o paciente sofreu um acidente e perdeu os movimentos da perna.

Depois de passar mais de três anos entre internações no Pronto-Socorro João Paulo II e o Hospital de Base, no sábado Bispo recebeu alta do hospital. Os pertences do paciente foram deixados no chão, em frente à unidade de saúde.

“O enfermeiro chegou me acordando e falando arruma suas coisas porque temos que dar vaga a outra pessoa”, conta Bispo.

Sem contato com a família, o paciente encaminhou um documento ao Ministério Público Estadual com pedido de internação, mas não obteve retorno. Bispo aguarda pela cirurgia há mais de 7 anos.

De acordo com o diretor clínico do Hospital de Base, Juan Carlos, exames constaram que o caso de Bispo não tem indicação cirúrgica. Após saber da situação do paciente pela equipe do Jornal de Rondônia, Bispo foi levado novamente para o interior do hospital onde aguardará o relatório final sobre o caso, que será concluído nesta segunda-feira (28).

Fonte: Globo.com