Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CFM aprova área de atuação em Cirurgia Bariátrica

A Comissão Mista de Especialidades do CFM – Conselho Federal de Medicina acaba de aprovar a criação da área de atuação em cirurgia bariátrica. A partir de agora, a Cirurgia Bariátrica é uma área de atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Antes, a atuação do cirurgião bariátrico, apesar de orientada e fiscalizada pela SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, não possuía a chancela do órgão para que profissionais da saúde se formassem como cirurgiões bariátricos.

Isto ampliará os horizontes da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil, permitindo intensificar ações na formação e educação continuada dos cirurgiões que atuam nesta área, além de oferecer novas possibilidades para regular a atividade e prezar pela segurança e saúde das pessoas que realizam o tratamento cirúrgico da obesidade, trazendo grandes benefícios tanto aos pacientes quanto aos cirurgiões envolvidos em programas de cirurgia bariátrica.

“Trata-se de uma grande notícia que vem em um excelente momento. Seguramente o acesso ao título de área de atuação em cirurgia bariátrica representará um grande avanço para nossa Sociedade e a toda a cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil”, comemora o Dr. Almino Ramos, presidente da SBCBM.

O prosseguimento do protocolo agora envolverá definições entre CFM, AMB – Associação Médica Brasileira, CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica, CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões, CBCD – Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e SBCBM, que resultarão em mudanças importantes na prática da cirurgia bariátrica em nosso país.

Fonte: SaúdeJur