Embalagens têm problema no gotejador; questão semelhante levou a recall de Tylenol
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de cinco lotes do medicamento Mylicon 75 mg/ml (usado para aliviar gases do sistema digestivo), com validade até novembro de 2013, num total de 20 mil unidades.
Segundo resolução publicada pela agência no ``Diário Oficial da União`` ontem, há ``desvio de qualidade identificado no sistema de gotejamento dos frascos``, podendo ocorrer o desprendimento do gotejador.
Problemas com um dispositivo de gotejamento causaram, em maio, um recall de 3 milhões de unidades do analgésico Tylenol em gotas. O defeito também trazia o risco de superdosagem do remédio, o que poderia causar efeitos colaterais como náuseas.
O Tylenol e o Mylicon são fabricados pela Janssen-Cilag, empresa do grupo Johnson & Johnson.
Segundo nota divulgada pela empresa, quando a tampa do produto é removida, há a possibilidade do desprendimento acidental do gotejador, o que pode levar a pessoa a tomar uma dose maior do que a desejada.
No entanto, segundo informa a Janssen, não são esperadas reações adversas em caso de superdosagem desta vez, uma vez que o princípio ativo do Mylicon age só rompendo as bolhas de gases no estômago e no intestino para facilitar sua eliminação.
O recolhimento vale só para farmácias e distribuidores. Quem tiver o remédio em casa deve pingar o produto em um copo ou em uma colher antes de administrá-lo. O SAC da empresa é 0800-701-1851.
Fonte: Folha de S.Paulo
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.