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Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Ética x mídias sociais: Cremesp alerta profissionais sobre os limites da publicidade

O Summit Bariatrica Brasil 2018 aconteceu nesta segunda feira (16/04), na capital paulista, e contou com a participação do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. O evento teve o objetivo de atualizar os profissionais da gastroenterologia, abordando novos desafios e tendências.

Camarim ministrou a palestra “Ética Médica nas Mídias Sociais” aos especialistas presentes. Entre os temas abordados estiveram os conceitos de publicidade e os alertas sobre sensacionalismo e autopromoção.

O presidente focou nos aspectos publicitários relacionados à gastroentorologia, afirmando que a cirurgia bariátrica já é reconhecida como uma área de atuação. “Nós temos decretos que proíbem a prática de divulgação de atuações e especialidades que ainda não existam, o que não é o caso da cirurgia bariátrica”, disse.

Camarim falou, ainda, sobre os problemas das promessas de resultados, especialmente nas áreas cirúrgicas. “Isso acaba sendo perigoso, porque o paciente fica com uma expectativa que nem sempre pode ser atendida” , alertou.

*Informações do Cremesp

Fonte: https://saudejur.com.br/etica-x-midias-sociais-presidente-do-cremesp-alerta-profissionais-sobre-os-limites-da-publicidade-em-encontro-sobre-cirurgia-bariatrica/