Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 14 de julho de 2012

Cirurgião americano pode ter contaminado pacientes com HIV

Stephen Stein reutilizava seringas e agulhas durante procedimentos de cirurgia oral e facial

DENVER, EUA — O Departamento de Saúde Pública de Colorado está alertando os cerca de 8 mil pacientes da última década de um cirurgião-dentista americano a realizarem testes para HIV e hepatite, depois que o médico foi acusado de reutilizar agulhas em procedimentos, revelou a TV CBS Denver. Stephen Stein pode ter reutilizado seringas em vários pacientes entre setembro de 1999 e junho de 2011 - quando a clínica foi fechada -, expondo os mesmos aos vírus do HIV, hepatite B ou C, além de outras doenças transmitidas pelo sangue.

De acordo com o departamento de saúde, Stein reutilizava seringas e agulhas durante procedimentos de cirurgia oral, inclusive para sedação.

“As agulhas foram utilizadas repetidamente, muitas vezes”, afirma o departamento em um documento publicado em seu site. “Como pode haver uma pequena quantidade de sangue que permanece nas seringas após uma injeção, existe risco de propagação de vírus pelo sangue, tais como HIV, hepatite B ou C”.

Stein é um dentista licenciado que praticava a cirurgia oral em Highlands Ranch, Colorado, de setembro de 1999 até junho de 2011, e em outro escritório em Denver, de agosto de 2010 a junho de 2011.

Fonte: O Globo