Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Médico implanta prótese na perna errada e paciente morre

Profissional deveria ter implantado uma prótese na perna esquerda que estava fraturada

A senhora Edi Maria Kuhn Hirt, 77 anos, morreu no Hospital Geral de Roraima, depois de ter sido submetida a uma cirurgia errada na perna direita, já que os médicos deveriam ter implantado uma prótese na perna esquerda que estava fraturada.

A situação chocou toda população do estado na quarta-feira quando o fato foi tornado público. Os nomes dos responsáveis pela cirurgia ainda não foram divulgados. A Secretaria de Saúde do Estado informou que vai abrir uma investigação para apurar o caso.

Caso

A senhora Edi Maria fraturou o fêmur da perna esquerda quando realizava uma atividade corriqueira em sua casa. Depois de 20 dias aguardando a cirurgia, os familiares da vítima providenciaram o material necessário para a cirurgia, comprando inclusive a prótese. O procedimento cirúrgico foi realizado na quarta-feira e quando a paciente chegou no leito, os familiares perceberam que a perna errada tinha recebido a prótese. Os familiares entraram em desespero e denunciaram o caso à imprensa. A família afirmou que dona Edi Maria, ao descobrir o fato entrou em depressão e faleceu no início da tarde de ontem.

Fonte: BV News