Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Quinhentos médicos do País conquistam título de ortopedistas

Prova realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia aprovou profissionais de todos os estados do País

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) anunciou que 510 médicos de quase todos os estados do País foram aprovados em um exame para o título de especialista, recebendo o título de ortopedista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foram três dias de exame escrito, oral, de simulação de atendimento e da apresentação de um trabalho científico.

Os exames foram realizados em Campinas, interior de São Paulo, e contaram com o apoio de soldados do Exército, que se ofereceram como voluntários para a simulação de atendimento. Cada candidato precisou fazer um exame físico condizente com a patologia indicada por um dos examinadores, que poderia ser um problema no joelho, no ombro, quadril, coluna etc. A SBOT selecionou 522 examinadores e observadores para a prova.

Arnaldo José Hernandez, diretor da entidade, a quantidade de ortopedistas para atender à população é suficiente. No entanto, é uma reivindicação dos próprios ortopedistas a melhoria da infraestrutura e de condições de atendimento, sem as quais a fila de pessoas aguardando uma cirurgia reparadora no Brasil continuará se alongando.

Fonte: SaúdeWeb