Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Procura por Ouvidoria do SUS aumentou 298%

A Secretaria da Saúde traçou o perfil dos usuários da Ouvidoria

Onze mil pessoas acionaram a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado para elucidar dúvidas sobre consultas ou exames oferecidos pela rede pública de saúde. O quantitativo representa um aumento de 298% em comparação aos atendimentos oferecidos em 2012. Desse total, 75% das demandas foram solucionadas.

A Secretaria da Saúde traçou o perfil dos usuários da Ouvidoria e identificou que 59% das pessoas que buscaram informações são do sexo feminino; 614 delas estão na faixa etária dos 20 aos 50 anos; 44% souberam do serviço pela internet e 58% utilizam exclusivamente o SUS. A Ouvidoria é utilizada para elucidar dúvidas, oferecer sugestões, reclamações, denúncias ou elogios.

Ela pode ser acionada pelo telefone 0800 643 3700, ou pessoalmente, na sede da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, localizada na Rua 6, nº 97, no Centro de Goiânia. Ainda é possível acessá-la pelo site oficial da saúde.

Os atendimentos registrados na Ouvidoria são analisados, classificados e tipificados para depois serem encaminhados à equipe técnica, que passa a acompanhar o processo até que seja oferecida a resposta ao cidadão. As dúvidas levantadas pelos usuários servem como instrumento de gestão para a elaboração de relatórios gerenciais de forma a subsidiar melhor a gestão do SUS.

Fonte: Goiás Agora