Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Mulher morre após passar por cirurgia de lipoaspiração em Goiás

Uma mulher de 35 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (5) após passar por uma cirurgia de lipoaspiração em uma clínica de Anápolis (a 56 km de Goiânia), em Goiás.

O delegado responsável pelo caso, Luiz Teixeira, disse que a ocorrência foi instaurada hoje e que aguardará a conclusão dos laudos da morte de Lana Elisa Santos Gomes para começar a ouvir as testemunhas.

Teixeira disse que quer entrevistar familiares da vítima para obter mais informações sobre sua saúde. “Quero que alguém da família me diga se ela era uma pessoa saudável ou se possuía algum tipo de doença. Com base nessas informações, ouvirei o médico e os assistentes responsáveis pela cirurgia”, disse.

O delegado ainda afirmou que investigará se o médico estava habilitado para realizar a cirurgia de lipoaspiração e ainda se a clínica tinha infraestrutura para acolher este tipo de procedimento. “Para a investigação, é muito importante saber se o hospital tinha condições de atender uma paciente com complicações cirúrgicas”, completou.

De acordo com Teixeira, será com base nos depoimentos e nos laudos médicos é que decidirá se indicia ou não a equipe por erro médico.

A clínica Matermaria, onde foi realizada a operação, informou que esperará a conclusão dos laudos do Instituto Médico Legal (IML) para fazer qualquer tipo de pronunciamento sobre o caso
Fonte: UOL