Uma reunião da Comissão Conjunta do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO) analisou, nesta quinta-feira (11), na sede do CFM, proposta de modificação de resolução que visa abordar as competências e responsabilidades profissionais de médicos e odontólogos, principalmente de cirurgias a serem realizadas conjuntamente.
A proposta será levada para aprovação das plenárias das entidades. O novo texto atualizará as Resoluções CFM 1.536/1998 e CFO 003/1998, que estabelecem critério para realização para as atividades.
Estiveram presentes na reunião o coordenador Antônio Pinheiro (CFM), e os membros Emanuel Dias (CFO), Mário Real Gabrielli (CFO), João Gavranich Júnior (CFO), Nivaldo Alonso (SBCP), Luiz Eduardo Melo (SBCCP), Luiz Ubirajara Sennes (ABORL).
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.