Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Divulgada avaliação e cadastro de serviços de hemoterapia

A Anvisa divulgou nesta quinta-feira (19/11), o 7º Boletim Anual de Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia – 2014 e o Boletim de Serviços de Hemoterapia no Brasil. Os informativos serão apresentados no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2015), entre 19 e 22 de novembro, em São Paulo.

Os documentos trazem dados sobre inspeções sanitárias nos Serviços de Hemoterapia (SHs), além de um mapeamento dos estabelecimentos regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), para fortalecer as ações de gerenciamento de risco e tornar a comunicação entre os serviços e a população cada vez mais efetiva.

As informações podem apoiar a formulação de estratégias e políticas públicas relacionadas à área de sangue, além de fornecer subsídios à construção de indicadores para o monitoramento da segurança e qualidade do serviço de hemoterapia e seus produtos.

O 7º Boletim Anual de Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia – 2014 apresenta 88% dos SHs em situação satisfatória, pois atendem 70% dos requisitos sanitários, avaliados nas categorias de baixo, médio baixo e médio risco potencial.

Segundo o Boletim de Serviços de Hemoterapia no Brasil existem 2.066 SHs em funcionamento, sendo que 47% dos estabelecimentos estão localizados na região Sudeste e 45% tem financiamento público.

*Informações da Anvisa

Fonte: SaúdeJur