Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Bebê nasce após embrião ficar 12 anos congelado

Família decidiu ter o segundo filho, após a flexibilização da política de filho único do país

Um bebê nasceu na China esta semana após 12 anos de espera. Ele veio ao mundo na quarta-feira (24/02), na província de Shaanxi, mas seu embrião estava congelado há mais de uma década - um recorde para o país, segundo a Xinhua, a agência oficial de notícias do país.

A mãe tem 40 anos e já tinha um filho. Ela sofre de bloqueio das trompas de Falópio e síndrome do ovário policístico, o que afeta a fertilidade da mulher e dificulta o início de uma gravidez. Em 2003, médicos colheram 12 de seus óvulos e fizeram a fertilização utilizando o esperma do marido. Eles implantaram dois deles e congelaram sete considerados viáveis para uma futura tentativa. Seu primogênito nasceu em 2004. No ano passado, com a flexibilização da política do filho único na China, ela resolveu fazer uma segunda tentativa.

O custo de guardar os embriões congelados foi de 3 yuans por dia (cerca de R$ 1,83). "O propósito de congelar os embriões era ter um segundo filho algum dia e, por sorte, conseguimos", afirmou o pai à Xinhua.

O hospital Tangdu, onde o bebê nasceu, começou a congelar embriões em 2003 e, desde então, já congelou mais de 100 mil.

Fonte: Época Negócios