Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Polícia faz exumação de corpo de modelo morta durante lipoaspiração

Exumação foi na manhã desta sexta-feira (23), em São Francisco do Sul.
Exame do Instituto Médico Legal deve apontar se houve erro médico.


O corpo da modelo Pâmela Baris do Nascimento, de 27 anos, que morreu durante uma cirurgia de lipoaspiração, foi exumado na manhã desta sexta-feira (23), em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, segundo a Polícia Civil.

A exumação terminou por volta das 10h e durou cerca de uma hora. Um médico legista, peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e o delegado de São Francisco do Sul acompanharam o procedimento. Segundo a polícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Joinville, no Norte do estado, onde vai ser analisado. Ainda conforme a polícia, o estado do corpo pode dificultar o exame.

A modelo catarinense fez o procedimento no dia 19 de outubro em um hospital da Zona Sul de São Paulo. Durante a cirurgia, ela teve o fígado perfurado e sofreu uma hemorragia, seguida de parada cardiorrespiratória. O caso só foi comunicado à polícia no dia 29, quando o corpo já havia sido sepultado na cidade catarinense, onde mora a família da modelo. A demora para fazer o registro chamou a atenção da polícia, que investiga se houve algum erro médico durante a cirurgia e por que o médico liberou o corpo da paciente antes de comunicar a autoridade policial, o que caracterizaria fraude processual. A autorização para a exumação foi dada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 31 de outubro.

Em nota, o hospital afirmou que a instituição "jamais registrou caso que se assemelhasse" a este e que todos os seus profissionais são habilitados para os procedimentos que realizam. "Foi aberta uma sindicância interna para apuração dos fatos. Todas as informações colhidas serão documentadas e entregues às autoridades competentes conforme solicitação", diz a nota.

De acordo com a polícia, o exame deve ser finalizado ainda nesta sexta (23). O corpo deve retornar a São Francisco do Sul até o fim da tarde. Já o resultado ainda não tem data para ser divulgado.

Estudante

Pâmela era estudante de Biomedicina e, segundo a polícia, há um ano estava em São Paulo. Ela fazia participações especiais em programas de televisão. A tia que registrou o boletim de ocorrência mora em Santa Catarina e assumiu a educação da sobrinha desde que ela perdera a mãe, aos 6 anos.

Segundo a família, Pâmela sempre foi vaidosa, principalmente depois que passou a ser modelo. Ela já tinha feito pelo menos duas cirurgias no nariz, colocado silicone e se submetido a uma lipoaspiração há um ano.

Fonte: Globo.com