Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Projeto que barra médicos estrangeiros é adiado

Projeto está em análise na Câmara Municipal de São José do Rio Preto

Depois de discussão entre os vereadores Marco Rillo (PT) e Alessandra Trigo (PSDB), a Câmara adiou por duas sessões votação de projeto da tucana que proíbe contratação de médicos estrangeiros no município de São José do Rio Preto sem a realização do exame nacional “Revalida”. A própria vereadora pediu adiamento da proposta. Ela afirma que irá colocar emenda na proposta.

O projeto da vereadora afirma que a Prefeitura pode ser alvo de ações de indenização por causa da falta do exame, no caso de algum erro médico. Alessandra criticou tanto a presidente Dilma, autora do Programa Mais Médicos, quanto os próprios cubanos, que são maioria dos médicos desse programa.

“Os caras dos charutos não se responsabilizam. A Dilma também não. O município vai responder por isso”, afirmou. A vereadora ainda citou casos de médicos que não sabem distinguir “vírus de bactéria” e também criticou médicos “meia-boca”.

Rillo rebateu. “Existem médicos meia-boca em todos os lugares. Tem vereador meia-boca, vereadora meia-boca. Meia-boca é quem não sabe o que fala. O Mais Médicos também é para médicos do Brasil”, afirmou o petista, que aproveitou para criticar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A tucana, por sua vez, afirmou que Rillo já a chamou de “débil mental” e disparou contra o filho do vereador, o deputado estadual João Paulo Rillo (PT). “O senhor diz que cada hora eu caio de um lado. Seu filho não é diferente. Na eleição passada ele colocava foto grande com a Dilma que estava em alta”, afirmou. O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), chegou a interferir porque avaliou que os vereadores estavam falando sobre eleição, o que está vetado nas durante as sessões.

Depois da discussão, a votação foi adiada. A prefeitura possui dez médicos no Programa Mais Médicos: quatro são brasileiros, um italiano e cinco cubanos. Pauléra convocou sessão extra para amanhã para votar repasse de R$ 5,8 milhões ao Ielar. O encontro será às 9 horas.

Fonte: Diário Web