Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

'Semana da Enfermagem' traz palestras nacionais em homenagem e valorização aos profissionais

Uma semana voltada à valorização do profissional de Enfermagem acontece a partir desta terça-feira (11) no Hospital Santa Rosa. Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, o hospital preparou palestras para a atualização e intercâmbio dos profissionais.

De acordo com a assessoria, a ‘Semana da Enfermagem – Percepção, Perfil e Perspectiva’ abordará temas relativos à Responsabilidade Civil dos Profissionais, Qualidade de Vida e Segurança, e o Perfil da Enfermagem no Brasil, segundo pesquisa da Fiocruz.

A ideia da semana é promover a integração entre os profissionais e discutir o aprimoramento das relações de trabalho e os procedimentos diários da gestão hospitalar. De acordo com a diretora assistencial da unidade, Mara Nasrala, no dia 20 de maio também será comemorado o Dia do Técnico em Enfermagem.

“Entre nossos profissionais, cerca de 70% dos colaboradores são enfermeiros ou técnicos, essa é uma grande oportunidade de refletirmos as relações de trabalho e estimularmos a necessidade de qualificação, uma vez que os profissionais de enfermagem são nosso elo com o paciente, e é nesse atendimento que recebemos a resposta da sociedade quanto à qualidade dos serviços ofertados, a enfermagem vive o hospital 24 horas”, afirma Nasrala.

A semana foi aberta com uma palestra do advogado Marcelo Coltri, de São Paulo, que fez uma abordagem sobre a “Responsabilidade Civil e Gerenciamento de Risco”, tratando especificamente da importância das informações registradas pelo enfermeiro no prontuário do paciente.

“A rapidez com que as notícias são pulverizadas e sua repercussão a partir das mídias sociais devem ter a atenção das unidades hospitalares e seus colaboradores”, orienta Coltri.

Ainda nesta semana serão ofertadas palestras sobre a ‘Qualidade de Vida do Profissional de Enfermagem e Segurança Assistencial” com o especialista da UFMT Sandro de Barros, e o “Perfil da Enfermagem no Brasil”, segundo pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, com a explanação da Sra. Maria Helena Machado de Souza – Fiocruz e Leocarlos Cartaxo Coren MT.

A semana segue até sexta-feira (13) no auditório do Hospital Santa Rosa.

Fonte: OlharConceito (Isabela Mercuri)