Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Consulta médica: saiba como fazer as perguntas certas

É cada vez maior a exigência para que a assistência prestada nos serviços de saúde seja de qualidade

O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança no atendimento ao Paciente, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

Vai nesse sentido o desenvolvimento de esforços pelo Ministério da Saúde que visam à melhoria da comunicação e a transparência de informações entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes. O paciente também pode colaborar com esse movimento. A consulta médica é um dos momentos que merece ser bem aproveitado visando à boa circulação de informações do interesse do paciente.

Assim, é necessário fazer as perguntas certas ao médico quando do contato com ele.

Dez perguntas básicas podem ajudar o paciente a sair do consultório com uma idéia bastante satisfatória a respeito de seu problema de saúde e do tratamento:
1. qual o nome do problema que eu tenho/qual é o meu diagnóstico?
2. quais são as minhas opções de tratamento?
3. quais são as minhas chances de cura?
4. como é realizado o exame ou procedimento?
5. quando e como receberei os resultados do exame?
6. como se soletra o nome do medicamento prescrito?
7. quantas vezes ao dia e por quanto tempo devo usar esse medicamento?
8. é possível que haja alguma reação a esse medicamento?
9. posso usar esse medicamento junto com outros que já utilizo, com algum alimento ou com algum líquido?
10. o tratamento mudará a minha rotinha diária?

Aproveite sempre a presença de um médico ou outro profissional de saúde e tire suas dúvidas.

Fonte: Click Saudável/Blog Gestão de Logística Hospitalar