Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

OMS lança guia com orientações para medicamentos

Organização Mundial da Saúde lança manual orientando a administração de 240 medicamentos para crianças de até 13 anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 18 de junho um guia, com 528 páginas, contendo orientações sobre o uso de 240 remédios fundamentais para crianças com idade inferior a 13 anos.
O manual feito pela OMS contém informações sobre utilização, dosagem efeitos colaterais e alertas sobre quem não deve tomá-los. Além das indicações o material possui um roteiro de interações medicamentosas mais comuns.

De acordo com a OMS sem um guia desse tipo, muitos méditos baseavam suas prescrições em informações muito limitadas e para um medicamento ser totalmente eficiente devem ser obedecidos alguns critérios como idade, peso e necessidade da criança.

A organização mundial recomenda que os países adotem o guia e os traduzam para seus idiomas. Segundo a OMS aproximadamente 8,8 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente de doenças como diarreia e pneumonia, que poderiam ser evitadas com o uso correto de medicamentos.

Fonte: Saúde Business Web