Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Médico com registro cassado é preso mas responderá em liberdade

Monteiro da Silva responderá em liberdade por exercício ilegal da profissão

Embora tivesse o registro cassado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro em 5 de junho deste ano, por erro médico, causa da morte de um homem de 37 anos depois de cirurgia na coluna, o ortopedista Fernando Cesar Lamy Monteiro da Silva continuava exercendo a profissão, como constataram os policiais da 29ª DP, do bairro Todos os Santos, na Zona Norte da cidade. O médico foi detido no final da tarde passada, em seu consultório, em Vila Valqueire, e teve computadores e documentos apreendidos.

Monteiro da Silva responderá em liberdade por exercício ilegal da profissão, segundo informou ao diário popular O Dia o advogado do médico, João Carlos Ferreira, que somente detalhará o caso após ter acesso aos autos de apreensão. Nos documentos que integram o processo contra ele no Cremerj e o inquérito da 26ª DP, há relatos sobre mais quatro pessoas que morreram após operadas por Lamy e de outras cinco que ficaram com sequelas graves, algumas irreversíveis.

Na semana passada, repórteres do jornal estiveram no consultório de Fernando Cesar Lamy para uma consulta marcada na quinta-feira da semana anterior. O médico indicou exame a ser feito, receitou remédios, determinou o uso imediato de cinta e explicou nova técnica de cirurgia na coluna, sem corte.
– São apenas seis furos com uma agulha, para reidratar o disco da coluna – receitou aos repórteres Francisco Edson Alves e Hilka Telles, que trabalhavam disfarçados de pacientes.

Fonte: Correio do Brasil