Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cinco estados não possuem hospitais de ensino

Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins não possuem unidades credenciadas. Falta de hospitais pode barrar plano de interiorizar cursos de Medicina

A poucos dias de o Ministério da Educação revelar os municípios escolhidos para receber cursos de Medicina em instituições privadas, com o objetivo de interiorizar a formação de médicos no País, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins não têm hospitais de ensino credenciados. Enquanto isso a Região Sudeste concentra 89 das 180 unidades credenciados pelo MEC, ou 45,4% do total.

Assim, o quantidade crescente de graduandos pode esbarrar na falta de instituições para a formação prática. A expansão das vagas em cursos de Medicina no interior do País faz parte do Programa Mais Médicos, que prevê a criação de 11.447 vagas de graduação e 12 mil em residência.

Na lista de cidades pré-cadastradas constam 42 municípios, sendo 22 do Sudeste e apenas duas da Região Norte. Hospitais de ensino são um dos pré-requisitos para a seleção do MEC, que inclui ainda análise da infraestrutura de saúde e pelo menos cinco leitos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno.

Reposta
Em resposta a reportagem do Estado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação que faz a gestão de 47 hospitais universitários federais, diz que o governo federal investirá R$ 420 milhões para construir hospitais-escola nos cinco Estados citados pela reportagem, além de Campina Grande, na Paraíba. A construção dos hospitais deve começar em 2014.

Fonte: SaúdeWeb