Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Homem sofre parada cardíaca ao esperar por atendimento e morre

Caso ocorreu em um hospital de Rolândia, no norte do Paraná.
Hospital é suspeito de negligência no atendimento, segundo a polícia.


A Polícia Civil e o Ministério Público (MP) em Londrina, no norte do Paraná, investigam a morte de duas pessoas no Hospital São Rafael, em Rolândia, também na região norte. De acordo com as investigações, o hospital é suspeito de negligência nos atendimentos, já que ambas as vítimas morreram enquanto aguardavam na recepção. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que os pacientes passam mal.

O primeiro caso ocorreu na sexta-feira (31). Um idoso de 66 anos chega com a esposa para solicitar uma consulta e senta para aguardar. Instantes depois, ele sofre uma parada cardíaca e é levado rapidamente para o Pronto Socorro. Ele morreu minutos depois.

A segunda vítima foi um bebê recém-nascido de 25 dias que sofreu insuficiência respiratória enquanto aguardava na recepção para ser consultado. Segundo familiares, a criança chegou ao local com dificuldades para respirar, depois de ter passado por uma unidade de saúde onde não encontrou médico. "Pedi para atender ela, que era urgente, e falaram que era por ordem de chegada. Fiquei meia hora com ela no colo. Saí para telefonar para o meu pai e, a hora que voltei, ela já estava lá dentro. Mas ela já entrou morta", contou Henrique dos Santos,

Em ambos os vídeos não é possível perceber quanto tempo as vítimas esperaram para serem atendidas. A direção do hospital negou que houvesse falhas no atendimento.

Fonte: Globo.com