Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dentistas enviam nota de repúdio a TV Globo

O assunto era Saúde. Mas eis que uma telespectadora resolve fazer uma pergunta sobre odontologia, ou seja: Saúde Bucal. Em vez de passar a questão e indicar um profissional do ramo, o médico convidado do Programa Bem Estar, da Globo, não só respondeu como ainda alertou que a ação de um dentista do caso citado poderia levar a paciente a convulsões. E a mandou procurar um anestesista. A atitude do médico foi contestada pela Associação de Dentistas que pede retratação. Entenda o problema.

Nota de repúdio ao Programa Bem Estar da TV Globo

A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), entidade de classe com mais de 100 anos de história, e uma das principais associações de Odontologia do país, com mais de 40 mil associados, vem por meio desta nota manifestar o seu total descontentamento e repúdio a um erro primário da direção do programa matutino Bem Estar, veiculado pela TV Globo, na manhã de 23 de agosto.

Lamentavelmente, uma pergunta encaminhada ao programa de uma telespectadora sobre anestesia para a retirada dos dentes do siso foi respondida por um médico (ou seja, um colega da área da saúde, porém não da área da Odontologia) de maneira errônea e vexatória para com os profissionais da Odontologia. Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Tornou-se uma desconfortável rotina ver médicos, profissionais muito competentes nas suas áreas de atuação, respondendo à questões relacionadas à Odontologia no programa Bem Estar.

No episódio desta manhã, um médico convidado pelo programa respondeu a esta telespectadora que estava ansiosa com a iminente extração de um siso dizendo que o "dentista poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica. Procure um anestesista para tirar suas dúvidas!". Tal colocação, feita por um médico em rede nacional, denigre a imagem de nós, Cirurgiões-Dentistas, profissionais capacitados não apenas a responder a esta questão de maneira esclarecedora, como também totalmente habilitados a realizar tal procedimento sem risco algum à saúde do paciente.

O risco de acontecer qualquer acidente durante uma extração dentária existe, mas é muito pequeno desde que observadas as técnicas corretas e, principalmente, se for feita uma boa anamnese, protocolo que nós, odontológos, somos ensinados a realizar desde a graduação. Além disso, o Cirurgião-Dentista é o profissional da área da saúde especialista na saúde bucal, portanto, bem instruído, capacitado e amparado legalmente para a realização de procedimentos anestésicos como o citado no programa.

Instigar o medo e causar pavor à população em relação aos procedimentos odontológicos, como a retirada do dente do siso, colocando em dúvida a capacidade profissional do Cirurgião-Dentista para exercer sua atividade com segurança em seus pacientes e, principalmente, transmitir uma informação errônea aos telespectadores, é um grande desserviço à Odontologia e à própria sociedade.

Logo, a APCD vem à público dizer da sua total insatisfação e inconformismo diante do fato ocorrido e comunica que enviará um ofício à direção do programa manifestando seu repúdio e exigindo mais respeito aos profissionais Cirurgiões-Dentistas e à própria Odontologia, bem como à população, que merece ser devidamente bem informada por representantes da área acerca dos assuntos relacionados à saúde bucal.

Fonte: Conexão Jornalismo (APCD)