Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Após domingo de praia, cubanos têm primeiro dia de aula em PE

Após um domingo de turistas, os 96 cubanos e os 19 médicos de outras nacionalidades começaram nesta segunda-feira (26) as aulas do curso preparatório para o programa Mais Médicos, do governo federal.

No domingo (25), um médico brasileiro formado em Cuba levou um grupo de seis cubanos para conhecer a praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife, e o Recife Antigo, no centro histórico da cidade.

"Um soldado falou que eles não tinham um puto. Era um dinheirinho contado. Paguei a passagem de ônibus e a cerveja. Um deles pagou uma rodada de caipirinha para todo o mundo", disse o brasiliense Guilherme Stoimenof Sousa, 34.

Formado em Cuba, Sousa trabalhou em Ibiza, na Espanha, e veio para o Brasil com a mulher e os dois filhos pequenos no ano passado, por causa da crise econômica local.

Especialista em medicina da família, urgência e atenção primária, Sousa viu no Mais Médicos uma oportunidade de exercer a profissão no Brasil sem a necessidade de revalidar o diploma.

O médico chegou a fazer o Revalida no ano passado, mas não passou. Guilherme Sousa, que vai trabalhar em Areia (PB), diz que a qualidade do ensino na Elam (Escola Latinoamericana de Medicina), em Cuba, é boa.

"Eles te avaliam toda semana. Não dá para você enrolar", disse o brasileiro.

1º DIA

Vestida com batas brancas, a turma de médicos chegou ao campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão, às 7h30, após uma hora de viagem.

A primeira aula começou pouco depois das 9h. Depois de receberem os cumprimentos de um representante do Ministério da Saúde, ouviram uma poesia recitada por um artista popular.

O som abafado dificultou até mesmo para os brasileiros entender o que era dito. Apesar disso, todos aplaudiram o poeta.

A imprensa não pôde acompanhar o restante da aula dentro da sala. Pelo vidro da porta, no entanto, foi possível acompanhar o que se passava lá dentro.

Em um determinado momento, todos ficaram de pé para ouvir a execução do hino nacional brasileiro.

Fonte: Folha Online