Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Adolescente morre após torcer o pé e família aponta erro médico

Após vários atendimentos, menino de 13 anos teve 3 paradas cardíacas

Um menino de 13 anos que torceu o pé e passou por cinco avaliações médicas morreu em um hospital de Limeira com broncopneumonia. A família não se conforma e quer saber como a doença não foi diagnosticada pelo médico.

Jonatan Henrique Martins torceu o pé ao descer do ônibus escolar na semana passada. No domingo (28), com fortes dores, ele foi levado pela família ao hospital de Cordeirópolis e depois encaminhado para Santa Casa de Limeira, onde foi colocada uma tala. As dores continuaram e nos dois dias seguintes o estudante foi levado outras três vezes para o hospital de Cordeirópolis, mas os médicos não constataram nenhum problema grave, apenas receitaram analgésicos e anti-inflamatórios.

Na quarta-feira (3), o adolescente teve dores no peito e desta vez foi atendido em um posto de saúde. A avó do menino, Maria Cilza Barbosa, disse que a médica não deu importância para a dor no peito e que “o Jonatan era muito teimoso”.

O adolescente continuou passando mal e foi levado de novo para o hospital. Só então os médicos perceberam a gravidade da situação. Jonatan apresentava uma hemorragia pulmonar e teve três paradas cardíacas. A equipe decidiu transferi-lo para Limeira, mas o garoto morreu ao dar entrada no hospital. Na declaração de óbito a causa da morte é insuficiência respiratória aguda e broncopneumonia.

O médico Rodrigo Fernandes disse que o problema de saúde apresentado pelo menino não tinha nenhuma relação com a torção no pé. Segundo ele, avítima não apresentava sintomas de pneumonia quando foi atendido.

A Prefeitura de Cordeirópolis vai investigar se houve algum tipo de negligência no atendimento no posto de saúde. A assessoria de imprensa informou que a secretária da saúde estava viajando nesta quinta-feira (4), mas que nesta sexta vai conversar com a família e a médica que fez a consulta.

Os pais de Jonatan registraram um boletim de ocorrência e pedem que o caso seja esclarecido. “Eu quero esclarecer qual é o motivo da morte do menino”, disse o pai, Paulo Sérgio Martins.

Fonte: EPTV