Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Abramede e SBAIT falam sobre criação de especialidade médicas

Reunido na tarde desta quinta-feira, 25 de fevereiro, na AMB, o Conselho Científico teve pauta única: entender e debater as solicitações da Associação Brasileira de Medicina de Urgência (Abramede) e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) para se tornarem especialidades médicas.

Aldemir Humberto Soares, secretário-geral da AMB, Edmund Chada Baracat, diretor cientifico da AMB, e Antônio Gonçalves Pinheiro, integrante da Comissão Mista de Especialidades do CFM, coordenaram os debates.

Frederico Arnaud, presidente da Abramede, apresentou alguns dados sobre a situação das emergências brasileiras e, com base nisso, justificou a necessidade de haver uma especialidade médica específica em emergência médica, com formação adequada.

Por outro lado, Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), apresentou argumentos contrários à criação da especialidade.

A seguir, Mário Mantovani, ex-presidente da SBAIT durante as gestões 1999-2000, 2001-2002 e 2007-2008, falou sobre a trajetória da Sociedade e sobre as insuficiências na formação de um cirurgião geral para operar um trauma.

Os integrantes do Conselho Científico sugeriram às duas entidades que elaborem seus respectivos programas de formação e enviem à AMB, que repassará a cada Sociedade de Especialidade.

Aldemir Soares e Edmund Baracat ressaltaram que não faz parte das atribuições do Conselho Científico decidir quais são as especialidades médicas. Este debate é feito pela Comissão Mista de Especialidades, após consenso entre as partes (AMB, CFM e Comissão Nacional de Residência Médica).

A cirurgia do trauma e a medicina de urgência, de acordo com a Resolução CFM nº 1845/08, são hoje áreas de atuação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, respectivamente.

Fonte: AMB