Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Superbactéria mata mais um e chega a 11 os casos em Americana, SP

Hospital faz ações para interromper ciclo no ambiente, diz infectologista.
Saúde do Estado acompanha surto do Hospital Waldemar Tebaldi.


O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP), confirmou nesta quinta-feira (17) mais um caso de morte pela superbactéria KPC. Ao todo, 11 pessoas foram infectadas desde o início de janeiro e três delas morreram. A informação foi confirmada ao G1 pelo médico Arnaldo Goveia, responsável pelo setor de infectologia do hospital. A Secretaria de Saúde estadual acompanha o surto da superbactéria, há dois pacientes na UTI e um na enfermaria com o quadro.

Segundo o médico Arnaldo Goveia, o paciente morreu no dia 11 de março, mas a confirmação do caso ocorreu dias apenas nesta quinta-feira. O paciente que apresentava quadro grave de pancreatite. "O paciente já estava bem debilitado. Estamos com mais duas pessoas internadas na UTI e um outro caso na enfermaria", disse o médico infectologista.

A bactéria multirresistente Klebsiella pneumoniae foi encontrada em 11 pessoas que apresentaram sintomas clínicos e em exames de vigilância no hospital. Ainda segundo médico responsável pelo setor de infeclogia do hospital há duas pessoas internadas na unidade de terapia intensiva (UTI) e uma na enfermaria.

Existe um caso ainda que é de paciente reincidente, ele esteve entre os casos do surto registrado na mesma unidade em 2014.

O médico informou que todos os casos e ações do hospital de Americana são informadas a Secretaria de Saúde estadual.

"Tivemos uma retração nos casos, mas o ciclo voltou a se apresentar. Estamos em contato direto com a secretaria estadual e realizando novas ações de treinamento para os funcionários do hospital", disse Arnaldo Goveia.

Fonte: G1/Campinas e Região