Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Conselhos de Medicina lançam site da campanha do Dia do Médico e exaltam esforços individuais

Começa a circular nesta semana uma campanha publicitária que marca as comemorações pelo Dia do Médico, festejado em 18 de outubro. Lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), a campanha aborda a valorização do médico, que, mesmo sem condições para trabalhar, muitas vezes consegue salvar vidas em situações inacreditáveis.

Com peças baseadas em fatos reais – a exemplo do caso do Maranhão, no qual o médico embalou a criança em um saco plástico por falta de incubadora –, a campanha destaca a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel. Confira no portalhttp://portal.cfm.org.br/diadomedico/ a luta diária dos médicos pela vida e as dificuldades que enfrentam no exercício da Medicina.

No Brasil, existem mais de 400 mil médicos formados ou que aqui tiveram seus diplomas legalmente revalidados. Há mais de dois séculos esses profissionais se dedicam à saúde dos cidadãos nas grandes e pequenas cidades, nas capitais e no interior. São milhões de consultas, exames e cirurgias realizados todos os dias.

“Para salvar vidas, médicos brasileiros fazem de tudo com quase nada. Mas eles não querem ser heróis. São profissionais que querem condições dignas para cuidar da saúde das pessoas. Porque essa é a missão de todo médico”, enfatiza uma das peças da campanha. A mensagem foi abraçada pela rede de conselhos e outras entidades – como associações médicas, sociedades de especialidades e sindicatos médicos –, que também decidiram apoiar o CFM e os CRMs na iniciativa, garantindo a publicação de anúncios em seus jornais, revistas e sites.

Mídia espontânea – Ao longo do mês de outubro, serão desenvolvidas várias ações na mídia, como anúncios em outdoors, revistas e jornais de grande circulação. Um vídeo institucional também será exibido em intervalos de programas nacionais de rádio e TV. Além dessas inserções, foram produzidos cartazes, folders e postais para distribuição em eventos e pontos de grande circulação.

Tradicionalmente, os Conselhos de Medicina também têm desenvolvido uma série de ações para alertar a população, por meio da imprensa brasileira, sobre as condições com as quais os profissionais precisam lidar na busca pelo acesso à saúde de qualidade. Nesta terça-feira (10), por exemplo, o CFM divulgou pesquisa encomendada ao instituto Datafolha a respeito da percepção dos brasileiros sobre o atendimento na área da saúde.

Dentre os resultados, o estudo mostrou que 93% da população concorda com a ideia de que os médicos precisam de estrutura para trabalhar. Além disso, para 86% dos entrevistados os médicos merecem ser valorizados (saiba mais sobre a pesquisa).

*Informações do CFM

Fonte: SaúdeJur