Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Menina de 7 anos contrai peste negra nos Estados Unidos

Uma menina de 7 anos foi diagnosticada com peste negra (também conhecida como bubônica) nos Estados Unidos. Segundo o site da CBS News, Sierra Jane Downing está se recuperando da doença em um hospital na cidade de Denver, no Colorado.

A criança começou a se sentir mal ao voltar de um acampamento. Os pais pensaram que se tratava de uma gripe, mas Sierra teve uma convulsão e foi levada ao hospital da cidade de Pagosa Springs imediatamente. A menina estava com febre de 40° C, e os médicos não tinham ideia do que ela tinha.

Sierra foi transferida para um hospital em Denver, onde os médicos descobriram que se tratava de um caso de peste bubônica. A médica Jennifer Snow desconfiou da doença porque havia lido há pouco tempo um artigo sobre o caso de um adolescente com sintomas semelhantes.

- Se ela tivesse ficado em casa, poderia ter morrido em 24 ou 48 horas por causa do choque da infecção - explicou a médica.

Nesta quarta-feira, os médicos disseram que Sierra deve ir para casa em uma semana. A menina está no hospital desde o dia 24 de agosto. A mãe dela, Darcy Downing, desconfia que a filha pegou a doença no acampamento, por mosquitos que estavam perto de um esquilo morto, que ela pretendia enterrar.

- Ela é uma lutadora - declarou a mãe.

Em 2006, quatro pessoas foram diagnosticadas com a doença no Colorado e em junho deste ano, um homem no estado do Oregon contraiu a peste negra. Paul Gaylord foi infectado ao ser mordido por um rato que estava na boca do gato dele. A doença foi responsável pela morte de um terço da população europeia no final da Idade Média.

Fonte: Extra