Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Direito Médico Desportivo: Laudo aponta problema cardíaco em jovem morto durante treino no Vasco, diz jornal

Os peritos do Instituto Médico Legal (IML) divulgaram o laudo da necropsia de Wendel Júnior Venâncio da Silva. O jovem com 14 anos morreu no dia 9 de fevereiro durante uma peneira do Vasco, realizada no CT de Itaguaí. Segundo o documento, divulgado pelo jornal Extra, Wendel faleceu em decorrência de uma hipertrofia de fibrose do miocárdio e de bronquite crônica.

Presidente do Vasco, Roberto Dinamite comentou sobre o problema cardíaco de Wendel e apontou o episódio como uma fatalidade. O cartola destacou ainda que o clube de São Januário está se estruturando para evitar outros episódios da mesma natureza.

“A situação de Wendel é parecida com a de muitos garotos que vêm fazer teste. Acho que foi uma fatalidade. Ele já tinha treinado no dia anterior. Treinou neste dia e aconteceu. Lamentamos isso e vamos continuar o nosso trabalho. O laudo mostra um quadro e, mais do que nunca, estamos nos precavendo para que não venha tornar a acontecer”, afirmou Dinamite no domingo.

Antônio Carlos da Silva, pai de Wendel, revelou surpresa com o resultado do laudo. “Para a gente foi uma bomba. Eu não esperava isso. Era um menino que jogava bola desde os 9 anos, nunca reclamou de nada. Não dá para acreditar que foi isso. Ele nunca se queixou de nada. Infelizmente ficamos em uma situação que não dá para acreditar. Não tem nada de nascença. Não estou entendendo. Vou analisar isto e vou entrar em contato com meu advogado para ver o que podemos fazer”, disse Antônio em entrevista ao SporTV.

Após a morte de Wendel, o Ministério Público do Rio de Janeiro interditou o CT de Itaguaí, que servia para os treinamentos dos jovens. No entanto, em maio, o Vasco conseguiu liminar para continuar utilizando a estrutura do centro de treinamento para selecionar garotos de suas categorias de base.

Fonte: UOL