Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Entre cirurgiões plásticos de SP, 99% atua no setor privado

Pesquisa da SBCP-SP mostra perfil profissional na especialidade; 91% deles possui clínica ou consultório próprio

Uma pesquisa realizada pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP) com 378 cirurgiões plásticos do estado, entre abril e maio deste ano, descobriu que a esmagadora maioria (99%) destes profissionais atua no setor privado, sendo que 42% também atuam na saúde pública.

A grande maioria (91%) destes cirurgiões plásticos possui uma clínica ou consultório próprio – do total, 81% possui um estabelecimento, 16% dois endereços e 3% três clínicas ou consultórios. A maioria é homem (74%) e possui uma idade média de 43 anos.

O tempo médio de formação dos profissionais é de 20 anos (21 para homens e 17 mulheres). Questionados se exercem outras especialidades médicas, a maioria (58%) afirmou que sim - entre as especialidades citadas estão a cirurgia geral (81%), mais recorrente, seguida por medicina do trabalho (5%), cirurgia crânio-maxilo-facial (3%) e legista (2%).

Com relação a naturalidade, 78% dos cirurgiões ouvidos nasceram em São Paulo e cerca de 4% são estrangeiros (vindos de Peru, Equador, Bolívia, Uruguai, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, China, Coreia do Sul e Líbano). Os estados de Minas Gerais e Paraná representam a origem de 3% (cada estado) deles. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contribuem com 2% cada e, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Bahia e Ceará, 1% cada. Os demais estados acumulam 2%.

Para Fernando de Almeida Prado, cirurgião plástico, presidente da SBCP-SP e idealizador do levantamento, a pesquisa é importante para conhecer em detalhes o perfil dos profissionais que atuam no estado e, assim, compreender melhor as necessidades dos associados.

Fonte: Saúde Web