Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Irmão de paciente diz que médico o socou por filmar falta de atendimento

Pintor automotivo cobrava mais agilidade de equipe em Cais de Goiânia.
Secretaria Municipal de Saúde afirma que não houve falha no atendimento.


O pintor automotivo Paulo Henrique de Almeida Dorneles denuncia que foi agredido fisicamente por um médico no Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) Chácara do Governador em Goiânia, na quinta-feira (2). Ele afirma que levou o irmão para uma consulta no local e a confusão começou quando cobrou agilidade no atendimento.

O pintor afirma que o irmão sofria convulsões. Então, ele pediu ao médico Cláudio Morgado Rodrigues da Costa que atendesse o homem. Segundo Paulo, enquanto o irmão aguardava deitado na maca, os profissionais da unidade de saúde estavam parados. Ele resolveu filmar a equipe com um celular para denunciar a falta de atendimento, mas o médico tentou tomar o aparelho da mão dele. Segundo Paulo, na confusão, o profissional o atingiu com um soco na boca.

“Eu resolvi filmar para mostrar qual o atendimento que a gente está tendo nos Cais. Eu não imaginava que ia ser agredido dentro de um local público”, lamenta Paulo.

Após o fato, a vítima registrou boletim de ocorrência no 17º Distrito Policial e realizou exames no Instituto Médico Legal (IML). O laudo comprovou que ele sofreu a lesão nos lábios.

O médico Cláudio Morgado não quis gravar entrevista, mas disse que não diagnosticou convulsão. Ele reconheceu que errou ao tentar tomar o aparelho. Para a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento foi feito sem falhas e o desentendimento ocorreu por uma dificuldade na comunicação.

Fonte: G1-Goiás