Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Alckmin anuncia bônus para médicos que trabalharem em periferias

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (18) um pacote de medidas na área da saúde, que inclui um projeto de lei que estabelece o pagamento de bônus a médicos que escolham trabalhar em hospitais da periferia da capital e em algumas cidades do interior do Estado.

Alckmin não detalhou o valor do benefício nem as unidades que o receberão, mas disse que devem ser 15 postos e incluirão unidades em São Mateus, Ferraz de Vasconcelos, Parada de Taipas, Sapopemba e Guaianases.

"Onde há dificuldade de contratar médicos, vamos ter gratificação pelo local, para não faltar médico na periferia ou no interior. Ela valerá também para os outros profissionais [da saúde]. O valor está sendo definido e vamos mandar o projeto para a Assembleia nos próximos dias", afirmou.

O governo tucano tem anunciado medidas na área da saúde para se contrapor à ofensiva pré-eleitoral do ministro Alexandre Padilha (PT), seu provável adversário em 2014 na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.

No último mês, Alckmin já prometeu aumento no salário máximo para a carreira de médico e anunciou a ampliação no horário de funcionamento de dez AMEs (ambulatórios onde há consultas com especialistas).

Nesta manhã, Alckmin anunciou também a ampliação de 600 vagas de residência médica custeadas pelo Estado, que saltarão de 5.534 para 6.134.

O investimento total do governo com os residentes passa a ser de R$ 227,5 milhões por ano.

Ao anunciar a medida, o tucano ironizou o programa Mais Médicos, do governo federal e vitrine de Padilha. "Não estamos preocupados com nome, estamos preocupados é com a qualidade do trabalho."

O tucano anunciou ainda a sanção de projeto que dá bonificação de 25% para profissionais do Estado na área da saúde que optem por carreira de 40 horas semanais.

Fonte: Folha Online