Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Incentivos para hospitais que baixem taxa de infecção

PORTUGAL

Ministério da Saúde vai compensar hospitais que melhorem desempenho.

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir do próximo ano, os hospitais que apresentem boas práticas e melhorias na taxa de infecções vão receber incentivos. O problema das infecções hospitalares tem estado em destaque depois de terem sido noticiados vários surtos de uma estirpe da bactéria Klebsiella pneumoniae, microrganismo muito resistente a antibióticos, e que surgiram nos hospitais de Gaia, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e no Hospital de São João (Porto).

No Hospital de Gaia foram detectados 102 doentes portadores da Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenemos (antibióticos de largo espectro), um surto que fez três vítimas mortais, em Novembro de 2015. O mesmo tipo de bactéria foi responsável por um surto detectado em Fevereiro passado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra em 21 doentes internados, três dos quais acabaram por morrer. Em Abril, foi conhecido um novo surto, desta vez no Hospital de S. João (Porto), onde, na sequência de um rastreio, nove doentes foram detectados com várias estirpes da Klebsiella pneumoniae.

Portugal surge no último relatório do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças) como um país onde já ocorrem surtos episódicos de infecção pela estirpe desta bactéria resistente ao carbapenemos, antibióticos de largo espectro. No mapa europeu, porém, a Grécia e a Itália encontram-se numa posição muito pior, dado que estão já numa situação endémica.

Fonte: PUBLICO.pt