Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dermatologia: Cursos não reconhecidos preocupam Câmara Técnica

Os cursos não reconhecidos como área de atuação da medicina, porém autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), são alvos de preocupação da Câmara Técnica de Dermatologia do Cremesp. O grupo de trabalho pretende levar o assunto às sociedades paulista e brasileira da especialidade, entre outras entidades, no sentido de fazer gestões para que o MEC não os autorize.

Denominados de especialização em “medicina anti-envelhecimento”, “medicina estética” e de “carboxiterapia”, entre outros, esses cursos não estão dentro das áreas de atuação da dermatologia reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). A câmara está preparando um levantamento dos cursos no Estado de São Paulo que não cumprem essas especificações.

Reativada recentemente, a Câmara de Dermatologia, realizou, na terça-feira (7/06), a sua segunda reunião deste ano. Além de emitir parecer técnico a consultas, sindicâncias e processos do Cremesp, ela tem como atribuição a discussão de problemas relacionados à especialidade, para propor ações, em conjunto com as sociedades e entidades, para melhorar a formação dos médicos e a publicidade na área. O grupo de trabalho é composto pelos conselheiros Lavínio Nilton Camarim (coordenador) e José Yoshikazu Tariki, além dos médicos Jayme Oliveira Filho, Francisco Le Voci, Dilhermando Augusto Calil, Ana Paula Gomes Meski, Flavia Alvim Sant Anna Ador, Bogdana Victoria Kadunc, Edileia Bagatin, Leontina da Conceição Margarido, Mauro Yoshiaki Enokihara e Silmara da Costa Pereira.

Fonte: CREMESP