Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Seguro de Responsabilidade Civil em expansão

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) se consolida como segmento em expansão no mercado brasileiro e ganha destaque como nicho de oportunidades de negócios. O objetivo principal do RCP é garantir o reembolso das reclamações de clientes, consumidores e usuários que recorrem à Justiça contra danos corporais, materiais ou morais causados pela prestação de serviços profissionais.

As atividades cobertas são sempre aquelas que têm um código de ética ou um estatuto oficiais, estabilecidos pelos conselhos e ordens profissionais que regulamentam as respectivas profissões.

Em recente entrevista para o portal Segs, o responsável pela área de RCP da ACE, Roberto Uhl, disse que os números da empresa indicam que o seguro de RCP já é uma realidade. “Os prestadores de serviço estão cada vez mais conscientes da necessidade de ter uma proteção para seu patrimônio caso um terceiro entenda que o trabalho foi entregue de forma danosa. O produto apresenta grande potencial de crescimento em uma ampla variedade de nichos, incluindo o dos corretores de seguros”, considera.

Mas qual é a proteção oferecida pelo produto? Quanto custa? Quais são as exigências para a contratação? Veja estas e outras respostas sobre seguro de Responsabilidade Civil Profissional no site www.tudosobreseguros.org.br.

Fonte: Funenseg