Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Clareamento caseiro - nota de esclarecimento

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) considerando a matéria “Soluções caseiras para clareamento de dentes são eficientes, confirma cirurgião-dentista de Marília”, divulgada em jornal veiculado na cidade de Marília, esclarece que já adotou medidas pertinentes visando a averiguação dos fatos através de seu setor de fiscalização e ética.

Técnicas de clareamento caseiro sem comprovação científica, utilizando a mistura do bicarbonato em pó, seja com creme dental, com água e limão ou outros, bem como a aplicação do pó diretamente na superfície dentária, podem causar ranhuras no esmalte dental, com consequente desgaste, enfraquecimento e prejuízos aos tecidos de sustentação dos elementos dentários. Ainda, se ingerido, poderá causar danos à saúde em geral.

O CROSP informa que tem implementado diversas ações para promover a saúde bucal, reconhecendo e valorizando a inserção da Odontologia em todos os veículos de comunicação, na busca de espaço adequado para esclarecimentos e fortalecimento da confiança da população em relação à capacitação científica, técnica e destreza dos cirurgiões-dentistas e sua equipe de saúde bucal.

Fonte: CROSP