Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CFM: Processos Ético-Profissionais

Deram entrada no CFM (de outubro de 2009 a setembro de 2010) 634 recursos de processos éticos. No mesmo período, os conselheiros julgaram 533 processos.

A resolução do Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) passou por atualização. Uma das mudanças estabelece que a revisão do processo disciplinar transitado em julgado será admitida quando forem apresentadas novas provas que possam inocentar o médico condenado ou por condenação baseada em falsa prova.

Outro ajuste permitiu a liberação, ainda, da prorrogação do prazo da interdição cautelar dos atuais seis meses, por igual período e uma única vez. Ou seja, em situações que a exigirem a medida poderá valer por até 12 meses.

O CFM lançou uma versão de bolso com a íntegra do Código de Ética Médica atualizado.
A entidade prepara livro contendo o Código de Processo Ético-Profissional, que deverá
ser lançado brevemente.

Fonte: Jornal CFM - Outubro 2010