Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mulher morre em clínica após realizar cirurgia plástica em BH

Polícia Civil abriu inquérito para apurar a causa da morte.
Segundo Secretaria de Saúde, 2 unidades do Samu tentaram socorrer vítima.


Uma mulher de 38 anos morreu, nesta quinta-feira (7), após passar por uma cirurgia plástica no abdômen e nos seios em uma clínica na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a ocorrência da Polícia Militar (PM), a paciente foi internada na quarta-feira (6) para realizar o procedimento e quando a família chegou ao local nesta manhã foi impedida de se encontrar com a mulher. A Polícia Civil disse que instaurou um inquérito para apurar a causa da morte.

O genro da mulher informou que recebeu uma ligação dela para que fosse buscá-la porque havia recebido alta. Quando ele chegou ao local, a secretária teria pedido para que esperasse do lado de fora. Neste período, o homem disse que viu duas ambulâncias chegarem ao local. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para a clínica.

Ainda segundo a secretaria, após constatar que a mulher teve uma parada cardiorrespiratória, os médicos do Samu tentaram reanimá-la. Quando foram atendidos pelos funcionários da clínica, os familiares receberam a notícia de que ela estava morta.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) de Minas Gerais informou que, até a tarde desta quinta-feira (7), não havia recebido nenhuma denúncia por parte da família e não vai abrir uma sindicância até que seja confirmado se a morte foi causada por uma fatalidade ou não. Procurados pelo G1, nenhum representante da clínica foi encontrado para falar sobre o incidente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico que realizou o procedimento faz parte da instituição. A prefeitura informou que a clínica possui alvará de funcionamento, mas não há registro de alvará sanitário.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, testemunhas devem ser ouvidas a partir desta sexta-feira (8). Ainda de acordo com a assessoria, o corpo da mulher foi liberado pelo Instituto Médico-Legal (IML), na tarde desta quinta-feira (7), e o enterro deve ser realizado nesta sexta.

Fonte: Globo.com