Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Seminário: Odontologia Forense

A área de Odontologia Legal da FORP/USP, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Odontologia Legal, Prática Profissionalizante em Odontologia Legal e Curso de Especialização em Odontologia Legal convida acadêmicos, pós-graduandos e profissionais envolvidos ou interessados na Odontologia Legal a participar da atividade “ODONTOLOGIA FORENSE: Seminário 2011”, a ser realizada no dia 19 de Novembro de 2011 (sábado).

A área de Odontologia Legal da FORP/USP, embasada em sua visão de uma “Odontologia Legal de acesso fácil e amplo aos profissionais e sociedade”, realizou, em 2010, a primeira edição do evento científico, de frequência trienal, “Encontro de Odontologia Legal de Ribeirão Preto” e, aliado a essa iniciativa, foi criado o “Seminário Forense”, atividade científica que será realizada nos anos em que não ocorrer o “Encontro de Odontologia Legal de Ribeirão Preto” cuja próxima edição está programada para o ano de 2013.

Desta forma, a área de Odontologia Legal da FORP/USP, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Odontologia Legal, Prática Profissionalizante em Odontologia Legal e Curso de Especialização em Odontologia Legal convida acadêmicos, pós-graduandos e profissionais envolvidos ou interessados na Odontologia Legal a participar da atividade “ODONTOLOGIA FORENSE: Seminário 2011”, a ser realizada no dia 19 de Novembro de 2011 (sábado).

O evento ocorrerá, simultaneamente, nos Anfiteatros 1 e 2 da FORP/USP, com a mesma programação. VAGAS LIMITADAS! Participe, o evento é de interesse tanto para profissionais que militam ou se interessam pela Odontologia Legal, quanto aos demais profissionais clínicos da Odontologia e demais profissões ligadas às Ciências Forenses, com temas que permeiam as diversas áreas de competência da Odontologia Legal. INSCRIÇÕES ABERTAS! EMAIL: Prof. Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva (ricardohenrique@usp.br).

PROGRAMAÇÃO
19/Novembro/2011 ----- Anfiteatro 01


8:00 – 8:25 [Recepção aos Congressistas e Entrega do Material]

8:30-10:00 [A Odontologia Legal em IMLs: rotina, atribuições e casuística]
Prof. Dr. Rhonan Ferreira da Silva (IML-Goiânia; Universidade Federal de Goiás)
Curriculum Resumido: Cirurgião-Dentista; Especialista em Odontologia Legal; Professor Doutor - Odontologia Legal FO-UFG; Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás; Professor – UNIP-Goiânia; Mestrado e Doutorado pela FOP-UNICAMP.

10:00 – 10:20 [Intervalo]

10:20-12:00 [Odontologia Legal: campos de atuação e mercado de trabalho]
Prof. Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP)
Curriculum Resumido: Cirurgião-Dentista; Professor Doutor – Odontologia Legal – FORP/USP; Coordenador do curso de especialização em Odontologia Legal da FORP/USP; Coordenador da Prática Profissionalizante em Odontologia Legal da FORP/USP; Especialista em Odontologia Legal pelo CFO; Mestrado pela USP-Bauru; Doutorado pela USP-São Paulo; Secretário Geral da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL); Autor e coordenador do livro “Orientação Profissional para o Cirurgião-
Dentista: Ética e Legislação”

12:00 – 13:45 [Intervalo - Almoço]

14:00-14:30 [Auditoria em Odontologia: campo de trabalho da Odontologia Legal]
Profª. Noemia Luisa Pittelli Leite (Auditora – Ribeirão Preto)
Curriculum Resumido: Cirurgiã-Dentista; Ex-Aluna da Prática Profissionalizante em Odontologia Legal da FORP/USP; Atuação na área de Odontologia Legal, com ênfase em Auditoria (Perícia Administrativa)

14:30-15:40 [Identificação Humana: a interface entre a Odontologia Legal e a Medicina Legal]
Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP)
Curriculum Resumido: Médico; Mestrado e Doutorado pela FMRP-USP; Professor Doutor - Medicina Legal - FMRP-USP; Pós-Doutorado em Identificação Humana na University of Sheffield – UK; Responsável pelo Laboratório de Antropologia Forense do Centro de Medicina Legal (CEMEL) da FMRPUSP.

15:40 – 16:00 [Intervalo]

16:00-17:10 [Aspectos jurídicos da prática odontológica: medidas preventivas e a importância da documentação]
Prof. Marcos Vinicius Coltri (IPEBJ – Ribeirão Preto)
Curriculum Resumido: Advogado; Especialista em Responsabilidade Civil na área da Saúde; Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde; Coordenador dos cursos de pós-Graduação de Direito Médico e Odontológico do IPEBJ (Ribeirão Preto/SP) e de Direito Médico-Hospitalar da EPD (São Paulo/SP); Autor do livro “Comentários ao Código de Ética Médica”.

17:15 [Encerramento e entrega dos certificados]

Fonte: FORP-USP